Objetivo do Pibid/UFVJM


 Desenvolver atividades, formais e não formais, para promover a formação de educadores -  bolsistas, de professores/regentes e supervisores - vinculados aos projetos nas áreas de conhecimento de Ciências, Biologia, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Química, Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia.


AÇÔES:
 
Entre as ações a serem empreendidas estão a de promover a inclusão dos bolsistas nas ações de ensino-aprendizagem, pedagógicas, planejamento, administrativas e de avaliação imersas na cultura escolar entre 11 instituições escolares da educação básica que serão cenários de suas atuações. Almeja-se oportunizar uma melhor formação inicial de professores, vivenciando com orientação o processo de ensino-aprendizagem das várias áreas de conhecimentos já citadas e articulando a Universidade com as escolas de Educação Básica e a comunidade em geral.
 

RESULTADOS ESPERADOS:
 
Visando a contribuição mútua entre Pibid/UFVJM e Escolas parceiras para alcançar os resultados esperados de melhor formação dos bolsistas, de atualização dos supervisores e a de oportunizar a realização de ensino, pesquisa e extensão – missão desta Universidade. Uma vez que já foi comprovada a validade dessas ações conjuntas, inclusive com investimento por partes das instituições de ensino envolvidas que já promoveram até melhorias estruturais e de mobiliário, e por consequência melhoria do ensino-aprendizagem dos professores e alunos envolvidos.
Entre as ações a serem empreendidas no desenvolvimento da presente proposta, que altera o projeto do PIBID/2011, estão: desenvolver reflexões teóricas aliadas às práticas de ensino-aprendizagem para professores e alunos do Ensino Médio (as licenciaturas Biologia, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Química, Letras-Português, Letras-Inglês) e do Ensino Fundamental (Ciências Biológicas, Matemática e Educação Física, Letras-Português e Pedagogia), e no Ensino Infantil (Pedagogia) em espaços da UFVJM, das escolas parceiras e outros quando for necessário; promover mudanças nos enfoques vinculados às atividades experimentais; utilizar de aulas de campo em ambiente natural; integrar ensino, pesquisa e extensão e possibilitar a ampliação da compreensão e da ação interdisciplinar tendo por foco temáticas comuns, com base nos temas transversais entre as licenciaturas envolvidas; estimular o diálogo entres os agentes envolvidos visando no processo dialógico melhorias de metodologias de ensino, de avaliação, tendo em vista melhor qualificação do ensino-aprendizagem; buscar informações de aspectos da cultura escolar que possibilitem ações de melhoria da interação com a comunidade escolar;

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