Desenvolver atividades, formais e não formais, para
promover a formação de educadores - bolsistas, de professores/regentes e
supervisores - vinculados aos projetos nas áreas de conhecimento de Ciências, Biologia,
Educação Física, Geografia, História, Matemática, Química, Letras Português, Letras
Inglês e Pedagogia.
AÇÔES:
Entre as ações a serem empreendidas estão a de
promover a inclusão dos bolsistas nas ações de ensino-aprendizagem,
pedagógicas, planejamento, administrativas e de avaliação imersas na cultura
escolar entre 11 instituições escolares da educação básica que serão cenários
de suas atuações. Almeja-se oportunizar uma melhor formação inicial de
professores, vivenciando com orientação o processo de ensino-aprendizagem das
várias áreas de conhecimentos já citadas e articulando a Universidade com as
escolas de Educação Básica e a comunidade em geral.
RESULTADOS ESPERADOS:
Visando a contribuição
mútua entre Pibid/UFVJM e Escolas parceiras para alcançar os resultados esperados de melhor formação dos bolsistas,
de atualização dos supervisores e a de oportunizar a realização de ensino,
pesquisa e extensão – missão desta Universidade. Uma vez que já foi comprovada
a validade dessas ações conjuntas, inclusive com investimento por partes das
instituições de ensino envolvidas que já promoveram até melhorias estruturais e
de mobiliário, e por consequência melhoria do ensino-aprendizagem dos
professores e alunos envolvidos.
Entre as ações a serem empreendidas no desenvolvimento
da presente proposta, que altera o projeto do PIBID/2011, estão: desenvolver
reflexões teóricas aliadas às práticas de ensino-aprendizagem para professores
e alunos do Ensino Médio (as licenciaturas Biologia, Educação Física,
Geografia, História, Matemática, Química, Letras-Português, Letras-Inglês) e do
Ensino Fundamental (Ciências Biológicas, Matemática e Educação Física, Letras-Português
e Pedagogia), e no Ensino Infantil (Pedagogia) em espaços da UFVJM, das escolas
parceiras e outros quando for necessário; promover mudanças nos enfoques
vinculados às atividades experimentais; utilizar de aulas de campo em ambiente
natural; integrar ensino, pesquisa e extensão e possibilitar a ampliação da
compreensão e da ação interdisciplinar tendo por foco temáticas comuns, com
base nos temas transversais entre as licenciaturas envolvidas; estimular o
diálogo entres os agentes envolvidos visando no processo dialógico melhorias de
metodologias de ensino, de avaliação, tendo em vista melhor qualificação do
ensino-aprendizagem; buscar informações de aspectos da cultura escolar que
possibilitem ações de melhoria da interação com a comunidade escolar;
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