Apresentação

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
O PIBID oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira. Para assegurar os resultados educacionais, os bolsistas são orientados por coordenadores de área – docentes das licenciaturas - e por supervisores - docentes das escolas públicas onde exercem suas atividades.
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – é a Instituição Federal de Ensino Superior que assumiu estar, efetivamente, presente em toda região setentrional de Minas Gerais nos próximos cinco anos. Atualmente tem seus campi em Diamantina e Teófilo Otoni. Entre o final de 2011 e início de 2012, a UFVJM decidiu pela ampliação de seus campi em outras cidades, mais especificamente: na região Noroeste de MG, Unaí; na região Norte, Janaúba; no alto, médio e baixo Jequitinhonha, respectivamente, Capelinha, Araçuaí e Almenara, essas últimas quatro cidades incluem-se nas regiões cujos indicadores sociais e educacionais estão aquém da média nacional.
 
Neste sentido, desde a sua criação, a UFVJM vem desenvolvendo um importante trabalho nessa carente região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, de forma a possibilitar uma melhor adequação desta região em termos de desenvolvimento social e da educação, buscando uma redefinição e uma reorganização a nível pedagógico, técnico e científico.
 
Nesse contexto, o PIBID aparece como um excelente meio de interferir positivamente na qualidade do ensino básico nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Em 2008, a UFVJM empenhou-se em participar do PIBID com objetivo de valorizar o magistério e apoiar estudantes das licenciaturas. O Ministério da Educação  - MEC -  por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, lançou o PIBID com o objetivo principal de estimular e elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior
 
A UFVJM participou desse PIBID/2008-2010 com 04 cursos de licenciatura: Química, Biologia, Educação Física – no Campus JK, Diamantina/MG; e Matemática – no Campus Mucuri, em Teófilo Otoni/MG. Durante o desenvolvimento desse programa, o curso de licenciatura em História - Campus  Diamantina - foi contemplado no Edital de 2009 e integrado as demais ações do PIBID/UFVJM.
 
Por ter compromisso institucional tanto na formação de professores bem como de contribuir junto à comunidade na qual está inserida, a UFVJM se propôs a continuar a atuar no PIBID com a elaboração desta proposta com base no Edital n. 001/2011, por acreditar ser esse um excelente meio de contribuir positivamente na qualidade do ensino básico nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com 5 subprojetos vinculados aos cursos das licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Matemática e Química.
 
Em 2012, novamente, com o Edital CAPES n. 11/2012, foi reiterado o interesse de ampliar as ações do PIBID/UFVJM com outros três subprojetos, sendo: Letras-Português, Letras-Inglês e Pedagogia. Advindos respectivamente de três cursos das licenciaturas: Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês e Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário